Livro Microbiologia E Farmacologia Simplificada

Autor: Tavares, José Caetano
Edição: 3
Ano de publicação: 2018

Este livro apresenta os princípios básicos da microbiologia para a clínica médica, desde o aumento da incidência das doenças infecciosas causadas por micro-organismos da flora normal e inúmeros outros agentes incomuns, originando doenças desconhecidas e muitas vezes resistentes ao tratamento com antibióticos e outros medicamentos químicos. São citados os micro-organismos mais frequentes, responsáveis pelas síndromes infecciosas da atualidade, que se dividem basicamente em três grupos: vírus, bactérias e fungos. Aborda ainda os passos fundamentais no uso de medicamentos. Diz o autor que, em primeiro lugar, um medicamento, para atuar, precisa estar presente em concentração apropriada no local de ação. Para tanto, deve ser absorvido, distribuído e ligar-se ao receptor para atuar no tecido apropriado. E que, após sua ação farmacoterápica, sofre a biotransformação, dando origem a metabólitos ativos, muitas vezes tóxicos, e/ou inativos, aumentando sua eliminação, principalmente pelas vias renais e biliares. No que se refere às drogas não lícitas, o autor apresenta um capítulo sobre o uso, a dependência física e a dependência química destas drogas. A dependência física, química ou medicamentosa designa uma síndrome comportamental que envolve o uso compulsivo de uma droga, sendo o dependente químico um indivíduo que se tornou psíquica e fisicamente dependente de uma droga.

Livro Microbiologia E Farmacologia Simplificada

• Editora: Thieme Revinter