Eutanásia, Ortotanásia E Distanásia Aspectos Medicos
Marca:
Atheneu
Modelo:
9788538808015
Disponibilidade:
Imediata
Referência:
9788538808015
Livro - Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia – Aspectos Médicos e Jurídicos
Lopes
ISBN: 9788538808015
Edição: 3ª
Ano: 2017
Idioma: Português
Autor: Lopes, Antonio Carlos
Páginas: 203
Encadernação: Capa dura
Editora: Atheneu
Sinopse
Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia - Aspectos Médicos e Jurídicos , agora em sua 3ª edição, encontra-se atualizada e ampliada. Sua proposta é abordar um dos mais instigantes e polêmicos temas da sociedade atual.
para fins didáticos, registramos, aqui, a etimologia e o conceito desses vocábulos:
- Eutanásia - gr. eu:boa; thanatos: morte - literalmente, morte boa. É a morte de paciente intratável e em estado de vida terminal.
- Ortotanásia - gr. ortho: direito; thanatos: morte - morte que se dá no paciente intratável e em estado terminal, de modo a privá-lo do sofrimento e da dor. A ortotanásia é, pois, parte da eutanásia.
- Distanásia - gr. dys: mau estado, defeito; thanatos: morte - morte com sofrimento e dor.
Não obstante, ao se falar em morte e sua contrapartida, o direito à vida, o assunto ganha discussão no mais diversos campos de conhecimentos: Medicina, Direito, Ética, Religião, Biologia e Psicologia.
O presente livro Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia - Aspectos Médicos e Jurídicos, 3ª edição, segue a linha de pensamento baseada nos Direitos Humanos, na Bioética e no Estado Democrático de Direito brasileiro.
Sua equipe autoral está formada pelo Professor Antonio Carlos Lopes, Professor Titular de Clínica Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São paulo (EPM-Unifest), pela Professora Carolina Alves de Souza Lima, Professora de Direitos-Humanos da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), e pelo Professor Luciano de Freitas Santoro, Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público. Portanto, a visão da obra é multidisciplinar.
O livro apresenta 3 bem definidas seções:
1. A Constituição Federal de 1988, a Proteção dos Direitos Humanos e da Dignidade da Pessoa Humana.
2. A Constituição Federal de 1988 e o Direito à Morte Digna: Análise da Eutanásia, da Ortotanásia e da Distanásia.
3. Aspectos Éticos: Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia à Luz dos Fundamentos e dos Princípios da Bioética - nesta 3ª edição, atualizou-se, especialmente, os temas voltados para os aspectos éticos e bioéticos. Inseriu-se item específico para discutir o estado vegetativo e persistente.
Por fim, ampliou-se a análise dos tratados, declarações e resoluções de direitos humanos no âmbito internacional.
O presente trabalho, sem sombra de dúvida, abrirá novos horizontes para o amplo debate, d modo a convergir suas áreas de influência e conhecimento para consenso e decisão calcados nas diversas disciplinas que interessam à Eutanásia e seu principal desdobramento, a Ortotanásia.
É livro, pois, da modernidade .